Campeonatos
Alexandre Galgani é o primeiro lugar do ranking mundial de tiro paralímpico
11/11/2025 14:39
O atleta paralímpico de Tiro Esportivo, Alexandre Galgani, alcançou o 1° lugar do ranking mundial de tiro paralímpico. Esse importante feito foi conquistado com os resultados obtidos na Al Ain 2025 WSPS World Cup de Tiro Adaptado (IPC), realizada nos Emirados Árabes de 25 de outubro a 5 de novembro.
Na Al Ain 2025 WSPS World Cup, considerada uma das principais competições internacionais da modalidade, ao lado das Paralimpíadas, do Campeonato Mundial e do Parapanamericano, Galgani ficou em 3º. lugar na categoria carabina ar 10m deitado. Ele também bateu seu próprio recorde nessa categoria, além do recorde brasileiro.
Além de estar em 1° lugar do Ranking Mundial na categoria R5 Carabina Ar Deitado 10m, Galgani também está em 1° lugar no Ranking das Américas nas categorias R4 Carabina ar de pé 10m, R5 Carabina ar deitado 10m e R9 .22Lr Deitado 50m. O atleta detém recordes brasileiros em todas as categorias que já participou.
“Esse foi mais um passo importante nessa jornada que exige entrega, foco e superação diária. Cada resultado é fruto de muito treino, dedicação e amor pelo que faço”, afirma o atleta que faz parte do Team TAURUS CBC.
Além de ser o primeiro atleta brasileiro a ganhar a medalha paralímpica no tiro esportivo, nos Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024, Alexandre Galgani também é o primeiro atleta do tiro paralímpico brasileiro a ficar em primeiro lugar no ranking mundial em provas paralímpicas.
História de superação
Alexandre Augusto Galgani é atleta paralímpico de Tiro Esportivo classe SH2 desde 2013, quando conheceu o treinador da Seleção Brasileira, James Neto, profissional que contribuiu para iniciar sua rotina de treinos, ao lado de seu pai, Sérgio Galgani, que foi o seu maior incentivador. Alexandre foi o único atleta brasileiro a representar o país na modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
Entre suas principais conquistas, constam bronze na Copa do Mundo de Fort Benning (EUA/2016), prata e ouro no Aberto Internacional de Cali (Colômbia), prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, Peru, prata na etapa de Al Ain da Copa do Mundo 2019, nos Emirados Árabes, ouro e prata nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago (Chile/2023), bronze no Mundial de Lima (Peru/2023); prata nos Jogos Paralímpicos de Paris e ouro na etapa da Índia da Copa do Mundo 2024.
Importância do investimento no esporte de tiro
Os títulos expressivos no esporte do tiro e a projeção do Brasil no cenário mundial esportivo são resultado do esforço dos atletas brasileiros, que contam com o apoio de empresas como a Taurus e a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), líderes mundiais em seus segmentos de armas e munições.
Atualmente, 29 atletas, de competidores consagrados a jovens talentos, fazem parte do Team TAURUS CBC, representando as marcas em diversas modalidades e categorias do esporte do tiro.
A Taurus e a CBC são apoiadoras de longa data de atiradores de várias modalidades do esporte de tiro. Esse apoio é fundamental tanto para o desenvolvimento tanto dos atletas como, do esporte de tiro brasileiro. O investimento se dá por meio de programas de patrocínios, que visam contribuir com entidades e atletas para que possam atingir seu potencial máximo e elevar o patamar do tiro esportivo brasileiro de modo global. Exemplo disso é o Programa Pro Training, constituído em conjunto com as principais entidades de tiro esportivo do país e que vem beneficiando milhares de atletas.
A TAURUS e a CBC oferecem ao mercado um completo portfólio de produtos de alto desempenho e qualidade, apoiam a CBCT (Confederação Brasileira de Caça e Tiro), assim como outras entidades relacionadas ao esporte do tiro (Confederações, Federações e Ligas), e atletas em diversos campeonatos da temporada 2025.
Sobre a Taurus:https://taurusarmas.com.br/
Sobre a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC): https://www.cbc.com.br/
Notícias relacionadas