Geraldo Rosenthal e Alexandre Galgani, do Team TAURUS CBC, conquistam pódio em Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo Paralímpico 2024

O paratleta do Team TAURUS CBC Geraldo Rosenthal conquistou a medalha de Ouro na prova de Pistola 25 metros calibre .22 do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Tiro Esportivo 2024.
Já Alexandre Galgani, também integrante do Team TAURUS CBC, brilhou na competição ao conquistar duas medalhas de ouro nas provas de Carabina de Ar 10 metros em Pé Misto SH2 e Carabina de Ar 10 metros Deitado Misto SH2. Galgani ainda subiu ao pódio com uma medalha de prata na prova de Carabina de Ar 10 metros em Pé Misto SH2. 

Conquistou também outras duas medalhas de ouro nas provas R5 Carabina de Ar Deitado 10 metros e R9 Carabina .22LR Deitado 50 metros, e uma medalha de prata na prova R4 Carabina de Ar de Pé 10 metros.

O paratleta recebeu o troféu de 2º melhor atleta mais pontuado masculino no Tiro Esportivo Paralímpico Brasileiro.

 

As competições foram realizadas entre os dias 6 e 8 de dezembro, no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), no Rio de Janeiro, local onde aconteceram as disputas da modalidade nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

A realização do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Tiro Esportivo 2024 é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que tem como objetivo atender aos atletas de alto rendimento, reunindo os melhores da modalidade em provas de tiro esportivo.

Sobre Geraldo Rosenthal

A vitória no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Tiro Esportivo 2024 demonstra a boa fase do atirador de 49 anos, nascido em Campo Bom, no Rio Grande do Sul, que tem subido frequentemente nos pódios.

Geraldo Von Rosenthal começou no Tiro Prático em 1991 e competiu entre atiradores sem deficiência até 1996. Em 2007, com saudade do esporte, ingressou no tiro paralímpico e recomeçou, desta vez em uma classe de paratleta. Em um ano, conseguiu alcançar bons resultados a nível nacional. Após dois anos, já era campeão Brasileiro. 

Em 2011, passou a integrar a seleção brasileira e, em 2013, conquistou a primeira medalha de Ouro do Brasil em Copas do Mundo de Tiro Esportivo Paralímpico, na prova de pistola a 25 metros, em Bangkok, na Tailândia.

De 2013 até 2019, foram vários títulos. Mais de uma dezena de medalhas em Copas do Mundo, totalizando três de Ouro. Nos Jogos Parapan-Americanos de 2019, em Lima, no Peru, conquistou duas de Ouro e uma Prata. 

Geraldo garantiu ainda a medalha de Bronze e subiu ao pódio nos Jogos Parapan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile, na prova Pistola Mista 50m SH1. O paratleta é campeão Brasileiro nas três modalidades de pistola (Pistola de Ar 10m, Pistola .22LR 25m e 50m) em 2023.

 

Sobre Alexandre Galgani

Alexandre Galgani acumula diversos e importantes títulos em sua carreira. Sua primeira competição foi o Campeonato Sul-Americano no Rio de Janeiro em 2013. Desde então, Alexandre treinou até conseguir uma vaga na equipe brasileira de tiro esportivo, na 1° Copa Brasil de Tiro Esportivo Paralímpico em 2014. Nesta competição, conquistou o 1° lugar nas duas provas (R4 Carabina de Ar em Pé e R5 Carabina de Ar Deitado). Assim, foi convocado para a seleção brasileira e participa de todas as missões internacionais em que o Comitê Paralímpico Brasileiro envia sua equipe.

Aos 41 anos de idade, o paratleta de Americana (SP) fez história nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, conquistando a medalha de prata na prova de Carabina de Ar Deitado 10m SH2 misto, a primeira do Brasil no tiro esportivo em Jogos Paralímpicos. 

Alexandre Galgani participou das Olímpiadas também em Rio-2016 e Tóquio-2020 (onde havia obtido até então seu melhor resultado: o décimo lugar na prova R5 – a mesma prova que conquistou o 2º lugar em Paris-2024). 

No ano passado apresentou excelente performance nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, quando ganhou duas medalhas (uma de prata na categoria rifle 10m e uma de ouro na carabina 50m), batendo o recorde Parapan-Americano na final e garantindo a tão sonhada vaga para os Jogos Paralímpicos. Galgani ganhou ainda, em 2023, a medalha de bronze no Mundial de Tiro Esportivo de Lima, na Carabina de Ar 10m, posição em pé.

 

Apoio

Geraldo Rosenthal e Alexandre Galgani fazem parte do Team TAURUS CBC e contam com o patrocínio das empresas. Os expressivos resultados conquistados em competições nacionais e internacionais refletem o sucesso das ações promovidas pelas marcas em prol do segmento.

Atualmente, o Team TAURUS CBC conta com 22 atletas, de competidores consagrados a jovens talentos, representando as marcas em diversas modalidades e categorias do esporte do tiro.

A estratégia da TAURUS e da CBC, como entusiastas do esporte, é intensificar o crescimento das diversas modalidades e contribuir para que os atletas se destaquem em competições pelo Brasil e pelo mundo, assim como incentivar o ingresso e a formação de novos atiradores no esporte.

Desde 2022, em conjunto com as principais entidades brasileiras de tiro, a CBC lançou o Pro Training, maior programa de incentivo ao esporte do tiro já desenvolvido no Brasil, apoiando o treinamento e atividade em competições oficiais nacionais e internacionais, abrangendo milhares de atletas.

A TAURUS e a CBC oferecem ao mercado um completo portfólio de produtos de alto desempenho e qualidade, apoiam entidades relacionadas ao esporte do tiro (Confederações, Federações e Ligas), campeonatos nacionais e internacionais, assim como atletas em diversas competições da temporada 2024.

FOTOS: Comitê Paralímpico Brasileiro

Compartilhar:

marca-do-twitter marca-do-facebook marca-do-linkedin