Institucional
Taurus realiza evento de apresentação do 2º Relatório de Sustentabilidade
11/12/2024 10:01A Taurus, maior vendedora de armas leves do mundo, realizará na próxima quarta-feira (11.dez.2024) um evento de lançamento da 2ª edição do seu Relatório de Sustentabilidade, na loja AMTT, em São Paulo.
A empresa apresentará, na ocasião, as iniciativas e avanços na área de ESG (sigla em inglês para “ambiental, social e governança corporativa”).
Como Empresa Estratégica de Defesa, a Taurus é, essencialmente, voltada para os temas ESG. A defesa nacional, a segurança pública e a segurança das pessoas são temas relacionados à estabilidade e sustentabilidade social, por meio da defesa da liberdade, dos direitos humanos e da ética.
A Taurus é pioneira no segmento de segurança e defesa no mundo a adotar a pauta ESG e a divulgar um Relatório de Sustentabilidade, visando trazer impactos positivos para a sociedade, para o meio ambiente e para os negócios.
Na Taurus, as pessoas estão no centro de seu modelo de gestão, envolvidas por tecnologia e inovação e fortalecidas por um ambiente colaborativo. Este modelo é assegurado pelos princípios do ESG, que orientam todas as decisões e ações da empresa, equilibrando o desenvolvimento sustentável com a excelência operacional.
A companhia conta com uma equipe multidisciplinar na área de ESG, focada em aprimorar o sistema de gestão dos indicadores ambientais, sociais e de governança corporativa e na avaliação das metas relevantes ao negócio, empenhada para fortalecer ainda mais a cultura ESG na empresa. Em 2022 criou um setor voltado ao assunto que atua no mapeamento de oportunidades e melhorias, bem como um Comitê ESG, constituído pela diretoria executiva e gestores de áreas estratégicas.
A Taurus, porém, já adotava uma postura ESG em diversas ações, como as realizadas durante a pandemia da Covid-19, em que passou a produzir as face-shields (escudo facial para proteger contra o contágio pelo coronavírus), em parceria com o Exército Brasileiro, e realizou a distribuição para todo o Brasil. Também foi responsável por duplicar a capacidade de UTIs na cidade de São Leopoldo (RS) com respiradores e bombas de infusão, entre outras ações realizadas.
Em 2024, durante a calamidade causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, coordenou, com diversos voluntários e organizações, esforços significativos para atender às necessidades emergenciais de seus colaboradores e da população. Concedeu ajuda de custo para 363 funcionários, disponibilizou equipamentos, antecipou salários e contribuiu significativamente com doações, como 2 mil cestas básicas e 8.200 refeições para a comunidade afetada. Para garantir a continuidade de serviços vitais, doou 8 mil litros de diesel para o uso em geradores nas estações de abastecimento de água da cidade de São Leopoldo. Por meio do Centro de Arrecadação Taurus instituído na empresa, foram arrecadados, separados e distribuídos mais de 1,8 milhão de kg de donativos, levando esperança e apoio a milhares de pessoas.
A Taurus também está comprometida na capacitação e desenvolvimento contínuo das pessoas, com o objetivo de contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, e em ter um papel ativo no desenvolvimento e uso de tecnologia, construindo um ambiente de colaboração entre a equipe, a empresa e a sociedade. Neste contexto, conta com o Programa de Educação Continuada Taurus, que inclui uma plataforma de treinamento para qualificação profissional de toda sua operação, além de incentivos aos colaboradores para se qualificarem nos cursos de MBA, MBE, mestrado e doutorado em renomadas instituições de ensino. E com o Projeto Trilhar, que visa o desenvolvimento profissional vinculado à criação de trilhas de carreiras dentro de cada unidade da Taurus.
A empresa também promove a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, por meio do projeto Taurus do Bem, possibilitando o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de curso profissionalizante e oficinas de artes. Assim como promove cursos em Língua Brasileira de Sinais (Libras), ministrados pelo SENAI, para os colaboradores, como forma de melhorar a comunicação e promover a inclusão de pessoas surdas na empresa.
A Taurus se dedica fortemente à pesquisa & desenvolvimento, reforçando a diferenciação de seus processos de produção e de seus produtos a partir do uso de tecnologia, novos materiais e da crescente eficiência industrial, alinhada às práticas ESG.
A Companhia tem se destacado por grandes avanços, marcando uma jornada de transformação e modernização. A nova fase da empresa foi impulsionada por investimentos contínuos em tecnologia, pela implementação de processos mais sustentáveis e pelo desenvolvimento de novos materiais e equipamentos, conectados ao conceito da Indústria 4.0.
A Taurus atua na busca pelas mais avançadas soluções tecnológicas, com parcerias estratégicas com Universidades, laboratórios e institutos de pesquisa. Como resultado destas iniciativas, há a entrega de produtos disruptivos para o mercado, como as primeiras armas do mundo com a revolucionária tecnologia grafeno, que aumentam expressivamente sua resistência e a durabilidade. A Taurus também está conduzindo pesquisas avançadas sobre o nióbio, objetivando a melhoria das características mecânicas e metalúrgicas de componentes de armamentos.
Em 2024, ano em que a Taurus celebra seus 85 anos — um marco que poucas empresas brasileiras têm o privilégio de alcançar—, a companhia concretizou mais uma importante inovação ao desenvolver o primeiro calibre brasileiro da história: o .38 TPC – Taurus Pistol Caliber, feito que demonstra sua capacidade tecnológica.
Os projetos na área de tecnologia e inovação são fomentados pelo Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil Estados Unidos (CITE) da Taurus, que conta com cerca de 250 engenheiros voltados à pesquisa e ao desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e processos, que visam também a redução de emissões de gases poluentes, o consumo de energia elétrica, água, entre outros.
Em relação à sustentabilidade e mitigação dos impactos ambientais, a Taurus realiza o mapeamento das emissões de gases de efeito estufa e projeto para redução desses impactos; tratamento da totalidade dos efluentes gerados no processo; aplica a logística reversa em grande parte de suas embalagens de produtos químicos; monitora e faz a gestão de resíduos para melhor aproveitamento e destinação, tanto para reuso interno, quanto para a reciclagem, coprocessamento, rerrefino e compostagem, o que representou, em 2023, aproximadamente 98% de desvio de aterros na destinação de seus resíduos.
Em 2024, a Taurus inaugurou um sistema de reutilização de águas de enxague do setor de Tratamento Superficial MIM (Metal Injection Molding), na unidade fabril de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, tendo potencial de reuso de cerca de 21 milhões de litros de água ao ano.
Também conquistou o Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol, certificação concedida a empresas públicas e privadas que demostram comprometimento com a publicação de inventário completo da mensuração de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Atualmente, a Taurus conta com dois protocolos globais utilizados para mensurar as práticas ESG, o Global Reporting Initiative (GRI) e o Conselho de Padrões Contábeis de Sustentabilidade (SASB).
Estas e outras inciativas realizadas pela Taurus evidenciam como a empresa está promovendo um impacto social positivo e se consolidando como referência em responsabilidade corporativa.
SERVIÇO
Evento de apresentação do 2º Relatório de Sustentabilidade Taurus
Dia: 11 de dezembro de 2024
Horário: 14h às 15h30
Local: Loja AMTT SP – Taurus. Rua Umberto Caputi, 139. São Paulo, SP.
Mais informações e inscrições, acesse o link: ESG