Notícias

Guarda Municipal de Caxias do Sul contará com fuzis .556 para atuação na cidade

Data: 02/04/2021

Duas unidades do armamento foram adquiridas, mas, segundo a prefeitura, ainda não há previsão de quando começarão a ser usadas

Duas unidades do armamento foram adquiridas mas ainda passam por procedimentos burocráticos, sem previsão de data

Felipe Nyland / Agencia RBS

A Guarda Municipal (GM) de Caxias do Sul contará com dois fuzis .556 semiautomático para reforçar sua atuação na cidade. A aquisição do armamento foi divulgada nesta semana pela empresa Taurus após cerimônia de entrega que ocorreu na sua sede, em São Leopoldo. De acordo com a publicação, a GM de Caxias será a primeira do Brasil a contar com este modelo de equipamento. O titular da secretaria municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPP), Paulo Roberto Rosa da Silva, diz que ainda não há previsão de quando os fuzis começarão a ser utilizados nas operações. O porte do novo armamento também exigirá capacitação dos guardas, segundo Rosa.

 

— A autorização junto ao Exército Brasileiro, uma das etapas do procedimento, já foi obtida, mas tem toda uma etapa burocrática ainda a ser cumprida. Trata-se de um longo processo até que elas possam começar a ser usadas — afirma o secretário, que não quis adiantar mais detalhes, como em quais situações o armamento será empregado.

 

De acordo com a empresa, o fuzil Taurus T4, o modelo adquirido pela GM de Caxias, é ideal para o uso militar e policial, sendo empregado pelas forças militares em todo o mundo por ser considerada uma arma extremamente confiável, leve, de fácil emprego e manutenção.

A Guarda Municipal de Caxias do Sul atua armada há pelo menos 15 anos. Atualmente, o efetivo conta com pistolas calibre .9, carabina .40 e espingarda .12. As armas são portadas por agentes devidamente capacitados.

 

 



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA