Notícias

Polícia Civil de Paranavaí é equipada com dois fuzis adquiridos pelo Conseg

 

Armas de alta potência foram entregues pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) nesta quarta-feira (30), em reunião na Aciap

 

Postado em 01/07/2021 às 09:00 | >Atualizado há 4 dias às 10:36

Policiais Civis de Paranavaí receberam os fuzis 556 (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

O Conselho Comunitário de Segurança  (Conseg) de Paranavaí entregou na noite desta quarta-feira (30), na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), dois fuzis 556 para a Polícia Civil (PC) da cidade. Os equipamentos, da marca Taurus, são de alta potência e devem ser utilizados em situações de crimes mais graves como confrontos com grandes quadrilhas e assaltos a bancos.

De acordo com o presidente do Conseg, Cláudio Miguel de Souza, as armas foram adquiridas com recurso doado pela Vara do Trabalho de Maringá. A princípio, os equipamentos seriam adquiridos para a Polícia Militar (PM), porém, pelo fato dos fuzis serem tecnicamente diferentes dos que o estado utiliza, o comando Militar autorizou que as armas fossem destinadas à Polícia Civil.  

"O objetivo do Conselho é dar o melhor posicionamento possível para as forças de segurança, para que possam fazer frente aos recursos que a bandidagem tem. É isso que fazemos, quando o estado não pode fazer alguma coisa, o Conselho entra colaborando com as forças de segurança", explicou o Presidente do Conseg.

Ela ainda ressalta que acredita que, só pelo fato de estar equipada com armas mais potentes, a polícia já pode dificultar a ação de criminosos. "O marginal quer entender que em determinada localidade ele tem mais facilidade, com essas armas mais potentes, nós entendemos que pode inibir que isso ocorra dentro da nossa comunidade e também oferece possibilidade de defesa aos nossos policiais civis, pois, às vezes, eles têm armas curtas e quando os marginais chegam com armas longas, ficam desprovidos", complementa.

Para o delegado chefe da Polícia Civil de Paranavaí, Luiz Carlos Mânica, esses equipamentos vêm a somar com outros que a Polícia Civil já tem. "Servirá para o confronto com quadrilhas especializadas, às vezes de assalto a bancos ou grandes traficantes. Esse equipamento vai possibilitar aos policiais um enfrentamento mais adequado ao tipo de criminalidade que possa ocorrer na cidade", disse.

Mânica destacou que a entrega dos fuzis para a PC representa duas coisas: integração das polícias e ausência de vaidade, pois os recursos seriam destinados à Polícia Militar e prontamente o comando da instituição cedeu para a Polícia Civil. Ele também ressaltou a importância do Conseg para Paranavaí. "Existe uma grande parceria do Conselho Comunitário de Segurança de Paranavaí com a PC, para que a polícia se torne segura e possa enfrentar, em nome de toda a sociedade, eventuais casos graves que surjam no dia a dia da comunidade", disse o delegado.

A presidente da OAB de Paranavaí, Célia Zanatta, também enalteceu o trabalho do Conselho, que já contribuiu para diversas melhorias na segurança pública local. "Não podemos esperar que venha lá de cima, como comunidade, podemos nos unir e fazer a diferença."

Também estiveram presentes na cerimônia de entrega, o presidente da Câmara de Vereadores, Leônidas Fávero; o prefeito de Paranavaí, delegado KIQ; o comandante do 3° Comando Regional da PM do Paraná, Coronel Carlos Alberto Assunção e o presidente da Aciap, Rafael Cargnin, além dos policias civis que vão utilizar as armas, e de outros representantes de órgãos de segurança, imprensa e sociedade civil.

Sobre o Conseg

O Conselho Comunitário de Segurança de Paranavaí é uma entidade de apoio às parcerias de segurança da comunidade.

Atualmente, é composto por cerca de 22 voluntários (as) que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. Buscam meios para estreitar as relações entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si.

Os recursos utilizados pelo Conseg de Paranavaí para aquisição de equipamentos vem de bazar da Receita Federal, parcerias com a Justiça Federal e Estadual, Vara do Trabalho e também ajuda de empresários.

 

Fonte:http://www.noticiahoje.com.br/NoticiasWeb.aspx?ID=86498041.125129.51545



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA