Notícias

Prefeito entrega equipamentos de segurança para Guarda Civil Metropolitana

02/06/2022


>

O policiamento preventivo realizado pela Guarda Civil Metropolitana está sendo reforçado na cidade de João Pessoa. Na tarde desta quinta-feira (2), o prefeito Cícero Lucena realizou a entrega de equipamentos de segurança para uso da instituição. A entrega aconteceu na sede da Guarda Civil, no Centro.

“Precisamos nos unir para garantir a velocidade que queremos na melhoria da segurança. Agradecemos ao deputado federal Julian Lemos pela emenda destinada. Temos um objetivo, um sonho, e por isso vamos conseguir avançar para fazer a segurança que a cidade precisa”, afirmou.

O prefeito ainda destacou que haverá concurso para mais de 200 vagas na Guarda. “Por mais que o equipamento seja importante, não deixamos de acreditar que o que mais importa é o servidor, é o humano”, declarou.

Foram entregues, na ocasião, 120 kits de pistolas Taurus CT9 calibre 9mm. Posteriormente, ainda serão entregues 10 carabinas, dois drones e 50 dispositivos elétricos, ainda dentro de emenda ao Orçamento Geral da União no valor de R$ 1 milhão, da autoria do deputado Julian Lemos. Também serão mais 12 espingardas calibre 12, com oito mil munições do mesmo calibre, a partir de emenda cidadã ao Orçamento Municipal do vereador Tarcísio Jardim, no valor de R$ 150 mil.

O deputado federal Julian Lemos afirmou ser gratificante garantir os recursos e ver que eles são bem utilizados. “A Guarda Metropolitana costuma ser vista como o primo pobre da Segurança Pública. Queremos que sejam vistos como os agentes importantes para a segurança que são”, declarou.

De acordo com o secretário municipal da Segurança Urbana (Semusb), João Almeida, nos próximos meses, 100% dos guardas municipais serão treinados e habilitados para o porte de armas. “O guarda civil é um herói, que ia às ruas fardado, em viaturas, mas desarmado. Hoje, a nossa Guarda se equipara, em nível de equipamento, às melhores polícias do mundo, para garantir segurança e sensação de segurança”, afirmou.

O comandante da Guarda Civil Metropolitana, Vitor Almeida, recebeu o equipamento das mãos do prefeito Cícero Lucena e destacou a valorização dada pela gestão para a categoria. De acordo com ele, para ir às ruas, as armas passam pelo crivo da Polícia Federal, instituição com a qual a Guarda mantém Termo de Cooperação Técnica.

O evento também contou com a presença do deputado estadual Eduardo Carneiro; do vereador Tarcísio Jardim; do secretário municipal da Gestão Governamental, Diego Tavares; e da subcomandante da Guarda Civil, Surama Oliveira.

 
FONTE: https://parlamentopb.com.br/prefeito-entrega-equipamentos-de-seguranca-para-guarda-civil-metropolitana/