Notícias

Projeto social Taurus do Bem retorna às atividades letivas

08/03/2024.

 

Fonte: Assessoria Taurus.

 

 

Iniciativa promove capacitação técnica e inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho.

 

 

A Taurus, Empresa Estratégica de Defesa e uma das principais fabricantes de armas do mundo, retomou as atividades letivas do projeto social “Taurus do Bem – Respeitando as diferenças em prol da igualdade”, que faz parte do programa de Educação Continuada Taurus e visa, por meio de capacitação técnica, promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

 

Os 13 alunos que participam desta 2ª turma do projeto seguem com as aulas do curso de Auxiliar de Logística, ministrado pela professora do SENAI Débora Fogaça, com carga horária total de 800 horas. As aulas acontecem em uma sala contêiner dentro da área fabril da Taurus, em São Leopoldo (RS).

 

A partir de março, quatro alunos da turma serão integrados às práticas educativas na fábrica da Taurus nas áreas de “Montagem e "Mercado de Peças” onde terão a oportunidade de contribuir ativamente, auxiliando nas demandas dos respectivos setores, enquanto continuam a desenvolver suas habilidades e conhecimentos. Durante as atividades práticas os alunos terão o acompanhamento de padrinhos e gestores.

 

Além disso, a Taurus está programando uma atividade interna com os colaboradores na qual será abordada a importância da inclusão social.

 

“A deficiência não deve ser fator de exclusão, restrição ou empecilho ao trabalho. É preciso dar oportunidades. Desde 2021 seguimos com esta importante iniciativa que era um sonho antigo meu e é motivo de grande orgulho, não só para mim, mas para todos os funcionários Taurus que aprendem muito diariamente com esses colegas de trabalho especiais. O Taurus do Bem é o maior projeto de inclusão social já realizado pela Taurus e estamos dando continuidade às atividades em 2024. Esta é mais uma etapa de uma série de ações sociais que estão em nosso planejamento”, afirma Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus.

 

Sobre o “Taurus do Bem – Respeitando as diferenças em prol da igualdade”

O projeto social Taurus do Bem é realizado pela Taurus em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ambos do município de São Leopoldo, com o objetivo de promover o bem-estar, a inclusão no ambiente de trabalho e o desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas com deficiência, por meio de curso de capacitação técnica. A iniciativa faz parte do Programa de Educação Continuada Taurus.

 

A primeira turma do projeto Taurus do Bem se formou em dezembro de 2022, com 11 alunos, sendo três deles efetivados pela empresa. A Taurus também realizou, em maio de 2022, um vernissage beneficente com leilão das obras de arte produzidas pelos alunos do projeto. A iniciativa arrecadou mais de R$ 40 mil e o valor foi destinado aos alunos e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Leopoldo.

 

A empresa também oferece cursos em Libras, ministrados pelo SENAI, para os colaboradores, como forma de facilitar a comunicação e promover a inclusão de pessoas surdas.

 

A Taurus é pioneira na área de segurança e defesa no mundo a adotar a pauta ESG (sigla em inglês para “ambiental, social e governança corporativa”) e a divulgar um Relatório de Sustentabilidade, visando trazer impactos positivos para a sociedade, para o meio ambiente e para os negócios.

 

A companhia está comprometida na capacitação e desenvolvimento contínuo das pessoas, com o intuito de contribuir efetivamente para o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores, e em ter um papel ativo no desenvolvimento e uso de tecnologia, construindo um ambiente de colaboração entre a equipe, a empresa e a sociedade. Assim, tem como pilares para a consolidação do conceito ESG: o desenvolvimento das pessoas; o investimento em tecnologia e inovação; e um ambiente colaborativo.



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA