Notícias

Taurus assina Memorando de Entendimentos para joint venture com empresa da Arábia Saudita

 

A Taurus Armas assinou nesta segunda-feira (31.jul.2023) um memorando de entendimentos (MoU) não vinculativo para estudo de viabilidade da constituição de uma joint venture no Reino da Arábia Saudita com a empresa SCOPA DEFENSE TRADING LLC.

 

A assinatura aconteceu durante o Fórum de Investimentos Brasil - Arabia Saudita. O evento, realizado na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), contou com a presença do vice-presidente da República Geraldo Alckmim, do governador Tarcisio de Freitas e do ministro dos Investimentos da Arábia Saudita Sr. Khalid A. Al-Falih, além do CEO Global da Taurus Salesio Nuhs e do diretor de Novos Negócios e Supply Chain da Taurus Eduardo Minghelli.

 

O objetivo, se obtidas todas as autorizações estatutárias e legais, será a fabricação de armas Taurus no Reino da Arábia Saudita e comercialização em toda a região do GCC (Cooperation Council for the Arab States of the Gulf), que tem como membros os seguintes países: Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã.

 

Caso efetivada, a parceria também busca atender uma série de programas e plataformas do projeto Saudi Vision 2030, que objetiva uma posição abrangente e ambiciosa para o Reino da Arábia Saudita até o ano de 2030, com várias frentes estratégicas para promover o desenvolvimento econômico e social da região, principalmente na área de defesa.

 

A partir da assinatura do MoU, as partes terão até 12 meses para concluir os estudos de criação da joint venture e o plano de negócios a ser desenvolvido, e será definida a participação de cada uma das partes envolvidas, bem como as demais condições para efetivação da joint venture. Durante este período, a SCOPA DEFENSE TRADING LLC. atuará como agente e distribuidora da Taurus para explorar oportunidades de negócios com as forças policiais e militares em toda a região do GCC.

 

A SCOPA Defense é uma ágil, experiente e renomada empresa privada de defesa do Reino da Arábia Saudita, onde está 100% de seu capital.

 

De acordo com o CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, “a escolha pela Arábia Saudita e região do GCC está alinhada com o plano da companhia de expandir os negócios e aumentar a participação da Taurus no Oriente Médio, pois entendemos que esta região tem hoje o maior interesse na transferência de tecnologias para fabricação de armas leves. Esta parceria nos surpreendeu de forma positiva pela agilidade na condução do negócio”.

 

A Arábia Saudita está na lista dos cinco maiores gastos militares do mundo e é considerado um dos países que mais investe em defesa.

 

Sobre a SCOPA Defense

Estabelecida como uma das principais empresas de defesa do Reino, a SCOPA tem como objetivo contribuir de forma efetiva para o ambicioso programa Visão 2030, criando indústrias militares orgânicas. Ao fornecer sistemas e serviços de defesa avançados e inovadores que atendam às necessidades e requisitos das Forças Armadas Sauditas, a SCOPA expandirá e aprimorará as capacidades e o ecossistema de defesa do Reino, além de alcançar os mercados globais de defesa e segurança. A SCOPA foi fundada por Mohammad bin Abdulaziz Alajlan, Vice-Presidente do Grupo Ajlan & Bros, fundado em 1979, que possui participações em mais de 75 empresas e emprega cerca de 15.000 funcionários em 25 países, sendo um conglomerado ativo em muitos setores estratégicos.

 

Um dos objetivos mais importantes da SCOPA é contribuir para criação de um setor de defesa inovador, identificando formas de investir no setor privado e criando oportunidades de emprego para os cidadãos sauditas. Para isso, a empresa acredita que o estabelecimento de indústrias de defesa privadas estimulem uma ampla gama de outros setores dentro do Reino, como equipamentos industriais, comunicações e tecnologia da informação, o que, por sua vez, criará mais oportunidades de emprego para os cidadãos sauditas.

 

A SCOPA está colaborando com empresas líderes de classe mundial para fornecer uma ampla gama de soluções avançadas de defesa, com foco na fabricação local, para contribuir com o objetivo da Visão 2030 de localizar mais de 50% dos gastos militares no Reino.

 

Sobre a Taurus

A Taurus é uma Empresa Estratégica de Defesa e integrante da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira, com 83 anos de história. Sediada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e com mais duas unidades produtivas, uma em Bainbridge, na Geórgia (EUA), e outra no estado de Haryana, na Índia, possui um completo portfólio de produtos composto por revólveres, pistolas, armas táticas e armas longas esportivas, atendendo os mercados civil, militar e policial no Brasil e em mais de 100 países.

 

A empresa investe forte em pesquisa e desenvolvimento, possui parcerias com renomadas instituições de ensino e conta com um Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil/Estados Unidos (CITE). Já recebeu dezenas de prêmios em reconhecimento pelo seu elevado padrão de qualidade e inovação, como o "Handgun of the Year", considerada a premiação mais importante da indústria de armas dos Estados Unidos.

 

O pioneirismo está entre as qualidades que a levaram a ocupar um lugar de destaque na indústria mundial. Exemplo disso é a revolucionária tecnologia de utilização do grafeno na produção de armas, desenvolvida pela Taurus no Brasil para o resto do mundo. A empresa segue desenvolvendo projetos pioneiros contemplando novo ciclo tecnológico de materiais inéditos utilizados na fabricação de armamentos, como o Nióbio, o DLC (Diamond Like Carbon) e o Polímero de Fibras Longas, adicionando ao seu portfólio armas cada vez mais leves e resistentes.

 

A Taurus é pioneira na área de segurança e defesa no mundo a adotar a pauta ESG e a divulgar um Relatório de Sustentabilidade, visando trazer impactos positivos para a sociedade, para o meio ambiente e para os negócios.

 

É a líder mundial na fabricação de revólveres e uma das maiores produtoras de pistolas do mundo, além de ser a maior vendedora de armas leves no mundo e a marca mais importada no exigente e competitivo mercado dos Estados Unidos. 



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA