Notícias

Taurus inaugura sistema de reuso de águas do setor de Tratamento Superficial MIM (Metal Injection Molding)

 22/03/2024.

 

Fonte: Assessoria Taurus.

 

 

 

 

A Taurus, empresa pioneira na área de segurança e defesa no mundo a adotar a pauta ESG (sigla em inglês para “ambiental, social e governança corporativa”) e a divulgar um Relatório de Sustentabilidade, visando trazer impactos positivos para a sociedade, para o meio ambiente e para os negócios, inaugurou nesta quinta-feira (21.mar.2024), véspera do Dia Mundial da Água, um sistema de reutilização de águas de enxague do setor de Tratamento Superficial MIM (Metal Injection Molding), na unidade fabril de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

 

No intuito de prover processos sustentáveis, a empresa, por meio de seu Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil/Estados Unidos (CITE) e as áreas de Meio Ambiente e Manutenção, investiu técnicas e recursos na concepção de um sistema fechado de reciclo de água à linha de tratamentos superficiais de revestimentos metálicos, os quais processam principalmente os componentes de pistolas e revólveres. Com esse novo sistema, a Taurus passa a realizar o aproveitamento de cerca de 21 milhões de litros de água ao ano.

 

A solenidade de inauguração contou com a presença do CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, que destacou a importância de decisões conscientes sobre o consumo de recursos naturais.

 

“A implantação deste novo sistema traz diversos benefícios, mas o mais importante é a redução no consumo de recursos naturais e a melhoria na qualidade de vida das futuras gerações. Consideramos que decisões conscientes nesse sentido são fundamentais tanto para os negócios quanto para a sociedade. Essa é só mais uma das muitas ações que a Taurus realizará visando a constante redução dos impactos ambientais”, afirma Salesio Nuhs.

 

Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus, e Magali Gottems da Silva, Analista de Processo e responsável pelo projeto, inauguram sistema de reutilização de águas

 

CEO Global da Taurus e colaboradores responsáveis pela implantação do novo sistema

 

Em 2023, a Taurus tratou 100 milhões de litros de efluentes e possui injetoras com tecnologia capaz de fazer a recirculação de 1,5 milhão de litros anualmente.

 

As ações de redução do impacto no uso da água estão alinhadas aos pilares da política ESG da Companhia, que contempla o desenvolvimento de pessoas; investimento em tecnologia e inovação; e ambiente colaborativo. A gestão consciente dos recursos hídricos se destaca como uma iniciativa fundamental na jornada ESG da Taurus, visando impulsionar um futuro mais resiliente e sustentável para todos.

 

A indústria é um dos setores que mais consomem água no mundo. Desta forma, o reuso da água não é apenas uma solução ambientalmente correta, mas também uma oportunidade estratégica para as empresas e organizações se destacarem no mercado, fortalecerem sua reputação e contribuem para a construção de um futuro mais sustentável. Ao abraçar essa prática e integrá-la à sua estratégia ESG, a Taurus assume um papel fundamental na construção de um mundo mais resiliente, próspero e equitativo.

 

 

 



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA