Notícias

Taurus recebe distinção especial Diamante e vence como Destaque Setorial da Indústria no 51º Prêmio Exportação RS

A Taurus, Empresa Estratégica de Defesa e maior vendedora de armas leves no mundo, foi agraciada duas vezes no 51º Prêmio Exportação RS, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). Além de vencer na categoria Destaque Setorial – Indústria, a companhia recebeu a distinção especial Diamante, que homenageia as organizações que conquistaram em dez edições o prêmio ao longo dos anos.

 

A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (17.ago.2023), na casa NTX, em Porto Alegre (RS), e contou com a presença de executivos, integrantes da diretoria, gestores e funcionários do setor de Exportação da Taurus.

 

 

A premiação é a maior do segmento exportador na região Sul do país e destaca as marcas que são referência em seus setores de atuação, fomentando o crescimento do Rio Grande do Sul como estado forte na exportação de produtos e matérias primas para o mundo.

 

“É um orgulho recebermos a distinção exportador Diamante e de destaque setorial, reconhecimentos por todo o trabalho realizado na Taurus, superando os desafios, ampliando a presença no mundo, contribuindo para o estado do Rio Grande do Sul e para a economia brasileira. Contamos com uma equipe de monitoramento e inteligência de mercado, um portfólio diversificado de produtos, processos operacionais eficientes, que proporcionam agilidade para adequar nosso mix, e com flexibilidade para direcionar a produção para diferentes mercados mundiais”, afirma Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus.

 

“Nosso objetivo é ampliar a posição da Taurus na liderança global do setor, mantendo constante desenvolvimento. De modo a alcançar esse propósito, olhamos para o futuro, investindo primordialmente em pesquisa & desenvolvimento, assim como na modernização de nossa estrutura industrial, com vistas a aprimorar a eficiência de nossas operações. Entendemos que tais investimentos são pilares fundamentais para impulsionar o crescimento da Taurus e garantir sua competitividade no mercado mundial”, ressalta Nuhs.

 

Taurus recebe prêmio Destaque Setorial – Indústria e distinção especial Diamante

 

Com 83 anos de história, a Taurus é indiscutivelmente uma empresa com vocação exportadora. Cerca de 90% da produção é destinada ao exterior, atendendo a mais de 100 de países. Além dos Estados Unidos, que representa 85% das vendas internacionais, a empresa sediada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, faz bons negócios em diferentes mercados como França, África do Sul, Filipinas, Paquistão, Guatemala, entre outros.

 

Esse perfil exportador se intensificou a partir da reestruturação, realizada em 2018, que permitiu à Taurus se tornar a maior vendedora de armas leves do mundo. O portfólio da empresa é composto por revólveres, pistolas, submetralhadoras, fuzis, carabinas, rifles, espingardas, supressores, empunhaduras e acessórios, atendendo aos mercados civil, militar e policial.

 

Outra fronteira que a Taurus está abrindo é a participação em projetos de transferência de tecnologia. É o caso da joint venture formada com o Jindal Group, da Índia. A parceria resultou na construção de uma fábrica com capacidade de atender às demandas das forças de segurança do país, que hoje já somam mais de 420 mil fuzis em oportunidades. A unidade está pronta, esperando autorização do governo indiano para entrar em operação. A Taurus aportou tecnologia no projeto, enquanto o Jindal Group injetou capital.

 

Outro exemplo, mais recente, é a assinatura de um Memorando de Entendimentos (MoU) para estudo de viabilidade de uma joint venture na Arábia Saudita com a empresa SCOPA DEFENSE TRADING LLC. Se obtidas todas as autorizações necessárias, o objetivo será a fabricação de armas no país saudita e comercialização em toda a região do CCG (Conselho de Cooperação do Golfo), que inclui ainda Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã. A Arábia Saudita está na lista dos cinco maiores gastos militares do mundo e é considerado um dos países que mais investe em defesa.

 

A estratégia comercial da Taurus segue focada em oportunidades nos mercados internacionais, além dos EUA. Hoje, a Companhia tem mapeados mais de US$ 80 milhões em negócios potenciais ao redor do mundo.

 

Tecnologia revolucionária

A reestruturação da Taurus teve entre seus pilares investimentos em tecnologia e desenvolvimento de produtos, processos e materiais. Os esforços visam assegurar ainda mais qualidade aos itens com menor custo de produção. Exemplo de inovação é a aplicação do grafeno na fabricação de armas, tecnologia desenvolvida pela Taurus no Brasil para o resto do mundo. “Esse investimento é muito importante e agrega valor ao país, à medida em que possuímos 75% das reservas de grafite no planeta”, assinala Nuhs.

 

A empresa segue desenvolvendo projetos pioneiros contemplando o novo ciclo tecnológico de materiais inéditos utilizados na fabricação de armamentos, como o Nióbio, DLC (Diamond Like Carbon) e Polímero de Fibras Longas, adicionando ao seu portfólio armas cada vez mais leves e resistentes.

 

Outro pilar é a atuação em ambientes colaborativos, que incluem parcerias com universidades como Unisinos, UCS, UFRGS e UFSC. O trabalho com técnicos e cientistas possibilita à companhia se tornar ainda mais competitiva nos segmentos em que atua.

 

A Taurus também é pioneira na área de segurança e defesa a adotar a pauta ESG, divulgando inclusive um Relatório de Sustentabilidade, visando impactos positivos à sociedade, ao meio ambiente e aos negócios.

 

O comprometimento com as pessoas está alinhado às tendências do mercado internacional e se manifesta em programas como o Taurus do Bem, viabilizado em parceria com a APAE de São Leopoldo. Nele, turmas de pessoas com deficiência são capacitadas para o mercado de trabalho durante 18 meses dentro da empresa. A última delas, formada por 11 integrantes, se formou no final de 2022 – três deles foram efetivados pela Taurus. Vale lembrar, ainda, que a fabricante possui cerca de 2.700 colaboradores e movimenta uma grande cadeia de fornecedores, que gera milhares de empregos indiretos.

 

Em função disso tudo, não surpreende o reconhecimento do mercado internacional, que rendeu à Taurus 38 premiações. Entre eles, a série GX4 foi premiada como Best Value Handgun, pela Ballistic Magazine, e como Handgun of the Year, pela Guns and Ammo Magazine. Já a pistola TX22 Compact foi reconhecida como Novo Produto Favorito dos EUA pela revista Shooting Sports Retailer.



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA