Notícias

Taurus segue na disputa pelas bilionárias licitações indianas de fuzis CQB

Data: 02/08/2021

Apesar de sua importância nas operações de contra-insurgência, o Exército indiano vem operando sem carabinas de combate corpo-a-corpo há décadas.

*LRCA Defense Consulting, com The Wire - 02/08/2021

A matéria do jornal indiano The Wire, com data de hoje, faz uma análise da necessidade de a Índia tomar uma decisão urgente sobre a aquisição de carabinas (fuzis) CQB para dotar suas tropas de Infantaria, haja vista o perigo representado pelo Talibã na Caxemira. A reportagem traz também um histórico completo sobre o problema que se arrasta desde os anos 90.

 

A última parte da matéria trata das concorrentes atuais mais fortes, sendo que uma é a estatal OFB, duas outras, inclusive a brasileira Taurus Armas, estão dentro das diretrizes do governo indiano, haja vista terem joint ventures com empresas do país, e a terceira é uma empresa turca. Segundo as informações conhecidas até o momento, a "demonstração de tiro" constante no texto, que teria sido disponibilizada às concorrentes, ainda não ocorreu.



Segue a reportagem do The Wire.

Enquanto a Caxemira se prepara para o Talibã, a Índia perde uma arma que vem tentando obter há décadas

 

*The Wire - 02/08/2021

 

A busca de décadas do Exército Indiano por carabinas de combate a curta distância (CQB), essenciais para as operações de contra-insurgência, persiste em um momento em que poderiam ser fundamentais para combater um possível aumento da insurgência da Caxemira, com o advento dos quadros do Taleban do Afeganistão.



Fontes militares e de segurança em Nova Delhi temem que o recente sucesso do Taleban na captura de vastas áreas de território no Afeganistão, após a retirada dos militares dos EUA do país devastado pela guerra no mês passado, possa impactar negativamente a insurgência da Caxemira nos próximos meses.



Eles dizem que o restante da força militar americana no Afeganistão está finalmente programado para partir em 11 de setembro. Ao lado, a maioria das tropas europeias também já havia se desmobilizado, com pouca ou nenhuma cerimônia que contrastava diretamente com sua chegada anunciada há duas décadas como parte do Força liderada pelos EUA para livrar o Afeganistão da Al-Qaeda e torná-lo um estado moderno.



Mas depois de alcançar objetivos limitados ao longo de duas décadas, todos esses militares estão deixando o Afeganistão à beira de uma guerra civil e de uma possível vitória do Taleban, colocando em grande perigo a região, especialmente a Índia.

Um soldado do Exército Nacional Afegão monta guarda no portão da base aérea dos Estados Unidos de Bagram, no dia em que o último soldado americano a deixou, província de Parwan, Afeganistão, 2 de julho de 2021. Foto: Reuters / Mohammad Ismail.

 

Consequentemente, altos oficiais do Exército indiano e oficiais de segurança preveem a chegada de lutadores endurecidos do Taleban na Caxemira no que poderia ser uma repetição dos eventos cataclísmicos que assolaram o estado por anos, de meados de 1990 em diante.



Relatos recentes da mídia, citando fontes de segurança, também anteciparam que combatentes mercenários do Taleban, ao lado de outros grupos islâmicos, seriam "desviados" para a Caxemira pela diretoria de inteligência interserviços do Paquistão, se os laços normalmente incendiários de Nova Delhi com Islamabad piorassem ainda mais.


Conseqüentemente, oficiais graduados do Exército indiano disseram que era imperativo que a força fosse "adequadamente" equipada em antecipação a tal eventualidade, o que incluía principalmente a indução de carabinas CQB para as missões de contra-insurgência subsequentes.



“Para a maioria dos militares e forças de segurança implantados em manobras de contra-insurgência, as carabinas são essencialmente sua principal arma de escolha”, diz o Major General AP Singh (aposentado), que serviu com os Rashtriya Rifles, ou RR, no auge da militância da Caxemira, até 2000.



Sua leveza, canos mais curtos, ricochete menor e manobrabilidade geral, diz ele, tornam as carabinas versáteis quando usadas em espaços confinados e para missões de 'busca e destruição'.



O significado das carabinas CQB
Atualmente, o Exército indiano usa rifles de assalto modificados como substitutos das carabinas, que muitos soldados de infantaria e pessoal de Rashtriya Rifles dizem ter reduzido a eficiência em tiroteios de curta distância, de acordo com o general Singh. Disparadas a um alcance relativamente próximo, as carabinas são capazes até de penetrar em armaduras e caácetes de proteção e também são a arma preferida para tripulações de tanques.



No entanto, por enquanto, o Exército indiano tem pouca escolha a não ser continuar empregando essas alternativas, já que as repetidas tentativas do Ministério da Defesa (MoD) de adquirir carabinas CQB 5,56x45 mm ao longo de quase duas décadas falharam.


O exército indiano está precisando dessas carabinas desde o final dos anos 1990 para substituir suas submetralhadoras 1A1 / 2 de 9 mm - versões locais das armas esterlinas L2A3 que datam da Segunda Guerra Mundial - que estavam sendo fabricadas sob licença pela Ordnance Factory Board, ou OFB, que interrompeu sua fabricação há muito tempo.



Atrasos prolongados
Após prolongada prevaricação, o tortuoso processo para adquirir esses substitutos finalmente começou em 2008, com o MoD lançando uma licitação global para 44.618 carabinas CQB. Mas esse processo foi sumariamente encerrado logo em seguida, devido ao "exagero" do exército indiano na formulação dos requisitos qualitativos ou especificações das carabinas com relação a seus acessórios, como miras a laser designadas termicamente.


Uma licitação subsequente ocorreu em dezembro de 2010 para um número igual de carabinas, pesando menos de 3 kg e disparando 600 tiros por minuto a um alcance mínimo de 200 m. Mas, após longos processos de avaliação e testes que duraram três anos, esta aquisição também foi descartada por um tecnicismo insignificante, beirando o absurdo em 2013, pelo qual ninguém foi responsabilizado, embora a arma pré-selecionada tivesse atendido a todas as outras especificações operacionais.



Posteriormente, no início de 2018, a necessidade de carabina foi oferecida novamente, mas para um número maior de 93.895 unidades, em que a carabina CAR 816 da Caracal International dos Emirados Árabes Unidos (EAU) foi listada sete meses depois para aquisição via procedimento de rastreamento (FTP). De acordo com o Procedimento de Aquisições de Defesa, todas as compras de FTP devem ser concluídas em até 12 meses após o lançamento da aquisição. Neste caso, o contrato de carabinas CAR 816, no valor de cerca de US $ 110 milhões, estava programado para ser concluído, incluindo entregas, por volta de agosto de 2019.



Nenhum acordo foi assinado, e a aquisição permaneceu no limbo por mais 11 meses, até setembro de 2020, quando oficiais seniores do MoD expressaram reservas não especificadas sobre a confirmação da oferta da carabina e ponderaram abandoná-la inteiramente. Isso ocorreu apesar da conclusão bem-sucedida de vários procedimentos técnicos e de teste de campo e negociações de custos nos quais o CAR816 superou o modelo F90 rival da Thales da Austrália, emergindo como L1 ou o menor lance.



Enquanto isso, fontes oficiais disseram que o Exército indiano, sentindo que a compra da carabina estava mais uma vez encaminhada para o fim, continuou a pressionar por sua compra rápida. O Capability Development-4 ou CD-4 do Exército Indiano Wing de sua diretoria geral de armas e equipamentos, por exemplo, que supervisiona todas as compras de armas e equipamentos de infantaria, supostamente se opôs ao desmantelamento do lançamento de carabina por motivos operacionais urgentes. O Infantry-8, a ala de 'usuário de equipamento' da diretoria geral de infantaria, também citou a necessidade urgente de carabinas para as operações de contra-insurgência do Exército, opondo-se ao desmantelamento da lancha.



Acredita-se que ambas as alas do Exército indiano tenham argumentado que o início da compra de novas carabinas, mesmo por meio da rota FTP do MoD, levaria 16 a 24 meses adicionais para entrar em vigor, o que, por sua vez, privaria as unidades da linha de frente do Exército Indiano e Rashtriya Rifles de as armas necessárias para combater com eficiência a ameaça de contra-insurgência.



Ainda mais mistificando as questões na saga de aquisição de carabina, fontes da indústria disseram ao The Wire, foi a decisão inexplicável do MoD de prevalecer sobre Caracal - apesar de ter optado por cancelar sua licitação CAR816 em setembro passado - para 'manter' o preço que havia cotado em 2018 para seu carabinas por mais seis meses, até dezembro de 2021. Tais eventualidades são normalmente efetuadas para potencialmente manter a licitação 'viva', enquanto se aguarda uma eventual decisão. No entanto, não está claro se este foi um movimento tático do MoD para manter Caracal em "jogo" por razões insondáveis, no que está emergindo rapidamente como uma "carabina policial", ou foi simplesmente um exemplo de prevaricação burocrática para prosseguir decisivamente em uma compra urgente.



Nesse ínterim, a narrativa da carabina recentemente deu outra reviravolta inesperada.



Em fevereiro de 2021, o Ministério da Defesa emitiu um pedido de informações a cerca de 40 fornecedores nacionais e estrangeiros, incluindo a Caracal, para a aquisição planejada de 93.895 carabinas CQB, mais uma vez, por meio da rota FTP. O problema subjacente neste enigma, no entanto, é que nenhum novo pedido de proposta ou licitação pode ser emitido - o seguimento obrigatório de um pedido de informações - até o anterior para o mesmo sistema de armas - neste caso o CAR816 de Caracal - foi anulado formalmente.


E, se tudo isso não fosse mistificador e confuso o suficiente, o MoD também lançou um programa para fornecer localmente 360.000 carabinas CQB 5,56x45mm. Em sua solicitação de informações de janeiro de 2019 para este suposto projeto, o MoD declarou sua intenção de adquirir essas carabinas de joint ventures entre fornecedores nacionais e fabricantes de equipamentos originais (OEMs) no exterior, como parte de sua iniciativa 'atmanirbhar' de autossuficiência autônoma em equipamento militar.


O pedido de informações afirmava que era necessário que essas carabinas com alcance de 200m fossem o mais 'leves possível' e capazes de 'atingir uma precisão melhor do que cinco minutos de ângulo'. As carabinas projetadas também seriam obrigadas a cumprir os padrões militares ou MIL especificados e seriam capazes de operar nos diversos terrenos e condições climáticas da Índia.


[Taurus Armas está entre as mais fortes concorrentes]
Posteriormente, em busca desse programa, o Exército Indiano facilitou uma 'demonstração de tiro' nos últimos meses para pelo menos três fornecedores de carabinas OEM - além do OFB - na Escola de Infantaria em Mhow em Madhya Pradesh. Isso incluiu a Taurus Armas do Brasil, que tem um acordo de colaboração com a Jindal Defense para fabricar armas leves em Hissar, a Israel Weapon Industries ou IWI que está em joint ventures com base em Gwalior com a Adani Defense and Aerospace e a turca Sarsilmaz.


Por enquanto, porém, oficiais graduados do Exército indiano aguardam o próximo capítulo nas crônicas das carabinas, na esperança de um resultado oportuno e positivo, a tempo de cumprir suas responsabilidades de contra-insurgência.

 

 

fonte: https://www.lrcadefenseconsulting.com/2021/08/taurus-segue-na-disputa-pelas.html#comment-form

 



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA