Notícias

Taurus (TASA4) tem a primeira arma certificada por OCP privado no Brasil; veja o que muda

Taurus (TASA4) tem a primeira arma certificada por OCP privado no Brasil; veja o que muda
Taurus. Foto: Reprodução Instagram


Taurus (TASA4) informou na sexta-feira (18) que o fuzil T4 calibre 5,56mm com cano de 14,5 polegadas foi o primeiro  Produto Controlado pelo Exército (PCE) a ser certificado por um Organismo de Certificação de Produto (OCP) privado no Brasil.

De acordo com a companhia, o fato é histórico e muito importante para a Taurus e para as demais empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), pois sinaliza o fim do entrave regulatório a que estavam sujeitas até agora.

A certificação de produtos pelo OCP vai agilizar e flexibilizar os processos de desenvolvimento e de lançamento no mercado brasileiro, reduzindo os prazos e aumentando a competitividade da companhia, especialmente frente aos produtos importados, que não possuem a mesma exigência para serem comercializados no Brasil, informa a companhia.

 

Com a novidade, a Taurus não necessita mais submeter seus novos produtos, ou modificações em outros já existentes, à certificação nos laboratórios do Exército Brasileiro, podendo fazê-lo por meio do OCP, cabendo à Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército (DFPC) apenas a homologação final do processo após a aceitação dos certificados de conformidade emitidos pelo OCP.

Veja Também: Taurus (TASA4) vende fuzis e pistolas para país da África Subsaariana

“A expectativa é que agora seja possível realizar a certificação de dois produtos por semana. Evidentemente que a Taurus continuará dependendo da DFPC para o apostilamento do Retex [Relatório Técnico Experimental], que será produzido pelo OCP privado, mas isso dará uma agilidade muito grande ao Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil/Estados Unidos (CITE) da Taurus para que possamos lançar no Brasil produtos com valor agregado e novas tecnologias, dento do novo padrão de protocolo de desenvolvimento da companhia, implantado há cerca de três anos e que devido a morosidade do processo de homologação antigo a empresa não conseguia disponibilizar os novos produtos no mercado brasileiro”, afirma Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus.

“A certificação pelo OCP é bastante positiva para a Taurus e, inclusive, vai agregar muito valor aos resultados da companhia, porque os produtos lançados terão novas tecnologias e evidentemente melhores margens, colaborando assim com os resultados expressivos que a empresa vem entregando nos últimos anos. Nosso Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil/Estados Unidos e toda a companhia estão muito felizes em poder dar agilidade neste processo”, enfatiza Nuhs.

Fonte: https://www.suno.com.br/noticias/taurus-tasa4-primeira-arma-certificada-ocp-privado-brasil/

 



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA