Na última quinta-feira (03.jul.2025) o CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, participou na Shot Fair Brasil 2025 de um painel com convidados, entre eles, o deputado federal Ismael Alexandrino, os atletas do Team TAURUS CBC Alexandre Galgani e Eurico Auler, a capitã do Team TAURUS EUA Jessie Harrison, o embaixador da Taurus USA Mathew Little e o diretor executivo da Sociedade Brasileira para Conservação da Fauna Álvaro Mouawad, sobre o segmento de armas e munições no Brasil: história, desafios, conquistas e tendências.

Na ocasião, Salesio Nuhs realizou uma apresentação institucional destacando a trajetória de 85 anos da Taurus, multinacional brasileira que é hoje a maior vendedora de armas leves do mundo e a marca mais importada no exigente mercado norte-americano. Os números da Companhia no segmento são expressivos, com mais de 32 milhões de armas já produzidas, sendo 7,8 milhões nos últimos cinco anos, 46 patentes nacionais e internacionais, mais de 40 prêmios em reconhecimento pelo seu elevado padrão de qualidade e inovação, e um market share de 79% do mercado brasileiro em conjunto com a CBC.

As diversas mudanças no setor ao longo dos anos foram comentadas pelo CEO da Taurus que ressaltou a capacidade da Companhia de se reiventar e trazer novidades para dentro e fora da empresa, enfrentando os desafios. A inovação tecnológica é a base de tudo na Taurus. Com uma equipe formada por mais de 250 engenheiros, o Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia (CITE), que tem como missão transformar as necessidades dos consumidores em produtos inovadores e de alta performance, atua com foco em quatro pilares fundamentais: produtos, processos, materiais e equipamentos. Paralelamente, a Taurus mantém um firme compromisso com a capacitação de seus colaboradores, promovendo um ambiente de crescimento pessoal e profissional que é parte essencial de sua visão ESG.

A Taurus se diferencia pela ampla gama de produtos e, atualmente, está focada em ampliar o portfólio com armas militares de maior porte e de maiores calibres, na divisão Taurus Military Products, tornando a Taurus muito mais competitiva no segmento militar e a única empresa no mundo a oferecer um portfólio completo de armas, do .22 LR ao .50 BMG. 

As novidades e o amplo portfólio da Taurus estavam exposição na Shot Fair Brasil 2025. O destaque foram os novos produtos em calibre .38 TPC (Taurus Pistol Caliber): as pistolas nos modelos G3, GX2 e GX4. O calibre, lançado em 2024 no mercado brasileiro, foi desenvolvido considerando o atual cenário e as necessidades do segmento, elevando ainda mais a experiência de tiro dos consumidores com um novo calibre, o de maior potência para defesa pessoal de uso permitido no país. O .38 TPC já representa 62% das pistolas de uso permitido registradas no SINARM, segundo dados de junho de 2025 da Polícia Federal.

Durante o painel, na Shot Fair Brasil 2025, Mathew Little, embaixador da Taurus USA, veterano de combate das Forças Especiais do Exército americano e reformado do Departamento de Polícia de Chicago, onde treina a equipe SWAT, afirmou que ficou impressionado ao experimentar o calibre .38 TPC. No ano passado o atleta veio ao Brasil e teve a oportunidade de conhecer o novo calibre. “O .38 TPC balisticamente é muito próximo ao 9 mm. Este é o primeiro calibre criado fora dos Estados Unidos ou Europa, então os brasileiros devem ficar orgulhosos”.

Mathew Little também elogiou a cultura organizacional, a qualidade das armas da Taurus e o custo-benefício. “A Taurus permite que você tenha uma arma com a mais alta qualidade e com um preço que as pessoas podem comprar”, disse.

O fortalecimento do esporte do tiro no país também foi tema do painel. Salesio Nuhs destacou o histórico de apoio da Taurus e da CBC às confederações, federações, clubes, atletas e iniciativas em mais de três décadas dedicadas ao crescimento da modalidade. Esse trabalho contínuo inclui o incentivo a campeonatos, a formação de novos atletas e a oferta de produtos que vão da iniciação à alta performance no tiro esportivo.

Os expressivos resultados conquistados por atletas patrocinados nas competições nacionais e internacionais refletem o sucesso das ações promovidas pelas empresas em prol de todo o segmento.

Alexandre Galgani, do Team TAURUS CBC, falou sobre a sua carreira e a importância do apoio ao esporte. O paratleta fez história nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 e conquistou a medalha de prata na prova de R5-Carabina Ar Deitado 10m SH2 misto, a primeira do Brasil no tiro esportivo em Jogos Paralímpicos. Atualmente, Galgani é o 4º colocado no ranking mundial da modalidade, bicampeão sul-americano, campeão Parapan-americano e pentacampeão do Prêmio Paralímpicos Brasileiro. Seu objetivo agora é a medalha de Ouro nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles em 2028.

Eurico Auler, também do Team TAURUS CBC, contou sobre a sua trajetória no esporte, as vitórias conquistadas competindo com a pistola Taurus TS9. Eurico, em 2022 e 2023, conquistou o bicampeonato Brasileiro de IPSC Handgun na divisão Production Optics, categoria Super Senior. No cenário internacional, foi vice-campeão panamericano nos Estados Unidos, terceiro colocado no mundial da Tailândia, na mesma divisão e categoria, e já está convocado para representar o Brasil no mundial da África do Sul, em setembro de 2025. Nos últimos anos, Eurico conquistou mais de 20 títulos em diversas competições.

Eurico elogiou também, durante o painel, a pistola TX9 Competition, comouma inovação ideal para divisões de Tiro Prático. A novidade, na mais moderna plataforma militar agora na versão esportiva, estava em exposição no estande da Taurus na Shot Fair Brasil 2025 e foi desenvolvida pela empresa com o apoio de sua equipe de atiradores e de demais atletas consagrados. 

A capitã do Team TAURUS EUA Jessie Harrison ressaltou a importância da Taurus nos Estados Unidos. “A Taurus tem sido a empresa nos Estados Unidos mais proativa em lançar novos produtos. O mercado norte americano é muito competitivo e ter grande expressão lá é muito significativo”, afirmou. Com mais de 20 anos de experiência no tiro, Jessie é a primeira mulher a alcançar o status de Grande Mestre na Associação de Tiro Prático dos Estados Unidos. Ela já conquistou diversos títulos mundiais e nacionais, estabelecendo e quebrando recordes, incluindo novos recordes mundiais de velocidade feminino.

Jessie contou sobre a sua trajetória como atiradora esportiva, fruto de uma cultura familiar, e enfatizou o ótimo desempenho e conquistas em competições utilizando arma da marca Taurus. A atleta agradeceu todo o apoio da Companhia e afirmou que tem orgulho de representar a Taurus nos Estados Unidos.

Outro tema no painel foi o presente e o futuro da caça esportiva e o manejo da fauna, abordado por Álvaro Mouawad, diretor executivo da Sociedade Brasileira para Conservação da Fauna (SBCF). O especialista falou sobre a sua carreira na área, a criação da entidade voltada ao segmento e a importância do trabalho feito nos últimos anos pela SBCF em parceria com a Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (ANIAM) no que se refere a legalização da caça no Brasil e abate de espécies invasoras, como o javali-europeu, reforçando o papel da caça esportiva e do manejo responsável como instrumentos de conservação ambiental.

As mudanças na legislação de armas e munições no Brasil também foram debatidas do painel. 

O deputado federal Ismael Alexandrino comentou sobre a sua relação e trajetória no esporte do tiro, desde muito jovem. 

O parlamentar também falou sobre a sua atuação na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e as proposições feitas visando aprimorar a legislação relacionada ao segmento e buscar estabelecer normativas legais que garantam segurança jurídica à categoria.

“O setor teve muitos desafios com relação a legislação, mas também teve algumas vitórias importantes”, afirmou. 

 

 

Compartilhar:

marca-do-twitter marca-do-facebook marca-do-linkedin