A Taurus, Empresa Estratégica de Defesa, maior fabricante de armas leves do mundo e a marca mais importada no competitivo mercado norte-americano, foi agraciada com o Prêmio Exportação RS 2024 na categoria Destaque Setorial – Indústria.

A cerimônia de premiação aconteceu na Casa NTX, em Porto Alegre (RS), e contou com a presença de executivos, integrantes da diretoria, gestores e colaboradores do setor de Exportação da Taurus.

 

Hermann Sagmeister, Gerente de Compras da Taurus, Rafael Gradin, Gerente Executivo Vendas e Marketing da Taurus, Jayme Diego Silva Peixoto, Diretor Industrial da Taurus, Mariana Serafim, Assistente de Marketing Internacional da Taurus, Eduardo Minghelli, Diretor de Novos Negócios e Supply Chain da Taurus, Erica Joana de Souza, Coordenadora S&OP da Taurus, Andre Kennes, Executivo de Vendas Internacionais da Taurus, e Emerson de Souza, Executivo de Vendas Internacionais da Taurus

 

O prêmio, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), é o maior do segmento exportador na região Sul do país e destaca as marcas que são referência em seus setores de atuação, fomentando o crescimento do Rio Grande do Sul como estado forte na exportação de produtos e matérias-primas para o mundo. 

 

Taurus recebe prêmio Destaque Setorial – Indústria

 

Com 84 anos de história e reputação sólida, baseada no seu compromisso com a excelência, a fabricante tem sua sede localizada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e mais duas unidades produtivas, uma na Geórgia, Estados Unidos, e outra em Haryana, Índia.

A Taurus é indiscutivelmente uma empresa com vocação exportadora. Cerca de 90% da sua produção é destinada ao exterior, atendendo a mais de 100 de países. Além dos Estados Unidos, que representa mais de 85% das vendas internacionais, a empresa realiza bons negócios em diferentes mercados como Guatemala, Filipinas, África do Sul, Equador, França e México, entre outros. 

O portfólio da empresa é composto por revólveres, pistolas, submetralhadoras, fuzis, carabinas, rifles, espingardas, supressores, empunhaduras e acessórios, atendendo aos mercados civil, militar e policial.

Outra fronteira que a Taurus vem abrindo, colocando o Brasil em evidência, é a participação em projetos de transferência de tecnologia. É o caso da JD Taurus, joint venture formada com o grupo Jindal Defence Systems Pvt Limited, da Índia. A Taurus aportou tecnologia no projeto, enquanto o Jindal Group injetou capital. A parceria resultou na construção de uma fábrica com capacidade de atender às demandas das forças militares e de segurança da Índia, assim como o imenso e quase inexplorado mercado civil. A Taurus, inclusive, já fechou seu primeiro contrato com o Exército Indiano para venda de submetralhadoras T9 e está participando da maior licitação de fuzis já realizada no mundo, de 425 mil unidades, do Ministério de Defesa indiano, atualmente em fase de avaliação qualificatória das amostras das armas.

Outro exemplo é a celebração, em 2023, de um Memorando de Entendimentos (MoU) e a assinatura de um Term Sheet não vinculante para estudo de viabilidade de uma joint venture na Arábia Saudita com a empresa SCOPA MILITARY INDUSTRIES. Obtendo-se todas as autorizações necessárias, o objetivo será a fabricação de armas no país saudita e comercialização em toda a região do CCG (Conselho de Cooperação do Golfo), que inclui ainda Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã. A Arábia Saudita está na lista dos cinco maiores gastos militares do mundo e é considerado um dos países que mais investe em defesa.

A estratégia comercial da Taurus segue focada em oportunidades nos mercados internacionais, além dos EUA. Hoje, a Companhia tem mapeados mais de US$ 80 milhões em negócios potenciais ao redor do mundo.

A Taurus emprega cerca de 2.200 pessoas e movimenta uma grande cadeia de fornecedores que geram milhares de empregos indiretos. Investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento, possui parcerias com renomadas instituições de ensino e conta com um Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil/Estados Unidos (CITE).

Em 2023, realizou investimentos de R$ 671 milhões voltados ao desenvolvimento de produtos, processos, materiais, equipamentos e tecnologia.Seu foco nestes pilares está entre as qualidades que levaram a Taurus a ocupar um lugar de destaque na indústria mundial. Exemplo disso é a revolucionária tecnologia de utilização do grafeno na produção de armas, desenvolvida pela Taurus no Brasil para o resto do mundo, e de DLC (Diamond Like Carbon), que aumenta a dureza do aço e garante maior durabilidade. A empresa segue desenvolvendo projetos pioneiros, contemplando um novo ciclo tecnológico de materiais inéditos utilizados na fabricação de armamentos, como o Nióbio e o Polímero de Fibras Longas.

Em reconhecimento pelo seu elevado padrão de qualidade e inovação, já recebeu 38 prêmios internacionais. Entre eles, a série GX4 foi premiada como Best Value Handgun, pela Ballistic Magazine, e como Handgun of the Year, pela Guns and Ammo Magazine; e a pistola TX22 Compact foi reconhecida como Novo Produto Favorito dos Estados Unidos, pela revista Shooting Sports Retailer.

A Taurus é pioneira na área de segurança e defesa no mundo a adotar a pauta ESG (sigla em inglês para “ambiental, social e governança corporativa”) e a emitir um Relatório de Sustentabilidade, visando trazer impactos positivos para a sociedade, para o meio ambiente e para os negócios. A empresa segue focada em desenvolver ações baseando-se nos pilares de desenvolvimento de pessoas, investimentos em tecnologia e inovação e engajamento em um ambiente colaborativo, consolidando os critérios ESG em seus projetos, processos e decisões estratégicas para resultados sólidos a longo prazo, visando impulsionar um futuro mais resiliente, equitativo e sustentável para todos.

 

Compartilhar:

marca-do-twitter marca-do-facebook marca-do-linkedin