Outubro, 2025 - A Taurus, Empresa Estratégica de Defesa, com sede em São Leopoldo (RS), recebeu nesta terça-feira, 7 de outubro, o reconhecimento do ranking “500 Maiores do Sul” como 43ª. empresa entre as 100 melhores do Rio Grande do Sul. Já entre as 500 maiores empresas da região Sul, a Taurus ficou em 119ª. lugar. 

O evento, realizado na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), contou com um painel com a presença das lideranças que debateram o futuro e o legado das empresas que impulsionam a economia da região Sul. Foi uma ocasião para troca de informações, análises e projeção dos rumos dos mais variados setores econômicos, apresentando uma radiografia completa da região Sul do Brasil e a relevância da geração de negócios dessa região. 

A Taurus é a maior vendedora de armas leves no mundo e a marca mais importada no exigente e competitivo mercado dos Estados Unidos.

A companhia tem uma equipe dedicada a acompanhar as necessidades e as oportunidades apresentadas no mercado. A partir daí e com uma estrutura operacional eficiente e moderna, a Taurus segue investindo em pesquisa & desenvolvimento de novos produtos, materiais e tecnologias, de modo a reforçar a sua posição como empresa inovadora, que oferece ao consumidor produtos de qualidade a preços competitivos.

O ano de 2024 – ano base para este ranking “500 Maiores do Sul” - foi desafiador para a Taurus, que se destacou com forte desempenho especialmente no 4º trimestre, resultado do acerto de sua estratégia de atuação frente às condições mais retraídas do mercado de armas. A resposta a esse cenário foi a adoção de uma rigorosa política em termos de custos e despesas, além de detalhada gestão tributária, sem abrir mão do compromisso com a inovação e o desenvolvimento de novos produtos, que responderam por 20% da receita do ano, e a contínua busca por oportunidades de mercado.

A estrutura desenvolvida na Taurus nos últimos anos criou uma empresa com sólidos fundamentos, conforme traçado em seu planejamento estratégico. Essa estrutura permitiu encerrar o exercício com margem bruta superior à de empresas internacionais do setor, como tem ocorrido de forma recorrente.

A empresa também é pioneira, dentro do segmento de segurança e defesa no mundo, a adotar a pauta ESG (sigla em inglês para “ambiental, social e governança corporativa”) e a emitir um Relatório de Sustentabilidade, visando trazer impactos positivos para a sociedade, para o meio ambiente e para os negócios.

O anuário “500 Maiores do Sul” completa 35 anos e é realizado pelo Grupo Amanhã com a técnica da PwC, que leva em consideração Valor Ponderado de Grandeza (VPG), que envolve patrimônio líquido, receita líquida e lucro líquido, calculado com base nos balanços divulgados pelas empresas. Mais informações sobre o prêmio Maiores do Sul, acesse https://amanha.com.br/500maiores/

 

Destaque para as exportações

Com 85 anos de história e reputação sólida, a Taurus atende aos mercados civil, militar e policial no Brasil e em mais de 100 países com um amplo portfólio de produtos composto por revólveres, pistolas, armas táticas, armas longas esportivas, supressores, empunhaduras e acessórios.

Ainda este ano, a Taurus foi agraciada pela 12ª vez com o Prêmio Exportação RS 2025 na categoria Destaque Setorial – Indústria, uma das mais relevantes premiações para o setor exportador gaúcho. 

O mercado de armas mundial é promissor e, até o ano de 2032, possui potencial para atingir o valor de US$ 71,5 bilhões. O segmento militar corresponde atualmente a 39% do mercado total de armas leves do mundo, mercado este que a Taurus vinha pesquisando nos últimos anos e que recentemente passou a integrar de forma estratégica ao ampliar seu portfólio com armas militares de maior porte e calibres, por meio da divisão Taurus Military Products.

Indiscutivelmente uma empresa com vocação exportadora, aproximadamente 80% da produção da Taurus em 2024 foi destinada ao exterior. Além dos Estados Unidos, que representa cerca de 75% das vendas internacionais, a empresa realizou bons negócios em diferentes mercados como na Índia, Guatemala, Filipinas, África do Sul, Quênia, Equador, Peru, Honduras, entre outros.

Sediada em São Leopoldo RS), emprega cerca de 2.200 pessoas no estado do Rio Grande do Sul, movimenta uma grande cadeia de fornecedores que geram milhares de empregos indiretos, e exporta seus produtos com alto valor agregado para mais de 100 países, impulsionados pela inovação, tecnologia e pelos avanços da Indústria 4.0. Além da sede em São Leopoldo, conta com mais duas unidades produtivas, uma na Geórgia, Estados Unidos, e outra em Haryana, na Índia.

 

 

Compartilhar

marca-do-twitter marca-do-facebook marca-do-linkedin